Africanos criadores do ‘sabonete anti-malária’ recebem prêmio de 25 mil dólares

Ideias simples e bem desenvolvidas devem ser sempre incentivadas. Um dos grandes problemas da África subsaariana é a malária e uma ideia teoricamente pouco complexa foi desenvolvida pelos estudantes Moctar Debélé, de Burkina Faso, e Gérard Niyondiko, de Burundi. Os dois são alunos do Instituto Internacional de Água e Meio Ambiente, em Burkina Faso, e ganharam um prêmio de 25 mil dólares por esta invenção.

Eles criaram o ‘sabonete anti-malária’ usando ‘karate citronella’ e outras ervas não divulgadas encontradas no solo de Burkina. O produto ainda está sendo avaliado para, posteriormente, ser distribuídos para ONGs locais, contou Niyondiko.

Os sabonetes são comuns em países da África subsaariana mesmo em comunidades mais pobres, seja nos restaurantes/bares e nas pequenas vilas.

Segundo o vídeo abaixo, cerca de 300 milhões de pessoas são infectadas anualmente pela doença, sendo 90% disto na África subsaariana [a Wikipedia aponta que em 2010 ocorreram 219 milhões de casos, que resultaram em 660 mil mortes; sendo Burkisa Faso o país com maior porcentagem de morte, tomando como base o número total da população].

Confira o vídeo abaixo sobre o ‘sabonete anti-malária’:

Fonte: Ventures – África: 2 African Strudents Creat Anti-Malaria Soap, Awarded $25,000

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em África, Burkina Faso com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s