O verdadeiro tamanho da África

África

Deixo aqui um pensamento simples e direto baseado em duas matérias e na fala de Graça Machel: “Hoje o mundo olha para a Ásia como o continente que está a emergir com grande força. Amanhã é África”.

A primeira matéria é somente para mostrar o tamanho deste continente. Tamanho, deixando claro, o lado geográfico mesmo. O interessante infográfico ressaltado pela revista The Economist demonstra que “dentro” da África é possível inserir Europa, China, Índia, Estados Unidos e Japão para citar apenas os principais países/continentes (vocês entenderam).

Diante desta constatação (óbvia para alguns, menos óbvia para outros) parto para a ideia/constatação levantada por Graça Machel usando a matéria (também já postada neste blog) da Wired de novembro de 2011: Want to become na internet billionaire? Move to Africa [Quer se tornar um bilionário da internet? Vá para a África].

A matéria, resumidamente, aponta o crescimento da internet no continente e as oportunidades advindas disto. O editor da Wired, David Rowan, usa como exemplo inicial a ida de David Cameron (atual primeiro ministro do Reino Unido) com uma delegação de CEOs de importantes empresas como Barclays, Bombadier, Vodafone e Virgin Atlantic para a Nigéria e África do Sul a fim de indicar “uma das grandes oportunidades econômicas do planeta”.

Após isso, ele aponta o poderio de crescimento de uma “economia de 1 trilhão de dólares que tem o potencial de crescer mais que o Brasil nos próximos 5 anos”, sendo isto boa parte graças ao aumento das startups que “levam” a internet móvel às empresas e consumidores que têm sido até agora offline. Para encerrar, Rowan usa exemplos pontuais já existentes no continente africano de áreas abrangentes como e-commerce, saúde, entre outros.

Vale a pena investir na gigantesca e heterogênea África!

Fontes: * Milênio recebe Graça Machel, renomada ativista pelos Direitos das Mulheres e das Crianças (Resumo feito por este blog)

*The Economist – The true true size of Africa

*Wired – Want to become na internet billionaire? Move to Africa

*Destino África: Internet na África: o lado positivo do crescimento

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em África com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s