Buffalo Grid: Mande um SMS para recarregar o seu celular

Crédito: Buffalo Grid

Crédito: Buffalo Grid

O crescimento da influência do celular na vida da população dos países africanos e o óbvio aumento no número destes aparelhos no continente esbarram na falta de estrutura das nações, principalmente na falta da distribuição de eletricidade pelos territórios. Com este pensamento em mente, a empresa inglesa Buffalo Grid criou um aparelho capaz de recarregar um celular após um simples envio de SMS.

O sistema conhecido como MPPT (Maximum Power Point Tracking) é formado por uma bateria movida por um painel fotovoltaico de 60 watts, que é ativado por mensagens de texto. Para chegar até as populações rurais, o aparelho é transportado em cima de uma bicicleta. Um dispositivo em sua capacidade máxima dura por até três dias, pode ser utilizado por cerca de 10 celulares simultaneamente e carrega de 30 a 50 telefones por dia.

A ideia ainda não concretizada é chegar a um acordo com as operadoras telefônicas de cada país para este SMS ser gratuito. O argumento para que isto aconteça é que quanto mais celulares forem carregados, mais as pessoas gastarão fazendo as ligações.

Contudo, mesmo não sendo grátis, este tipo de recarga fica mais barata que a usada normalmente. Carregar um celular em Uganda, por exemplo, usando energia originada por geradores a diesel ou painéis solares pode custar cerca de 500 shillings (R$ 0,37), enquanto uma mensagem de celular sai pelo valor de 110 shillings (R$ 0,08).

Fontes: *News Scientist – Send a text message to charge your cellphone

*Revista PEGN – Dispositivo recarrega baterias de celulares com luz solar

* Buffalo Grid – Power Transforming Lives

Dica de: Camila Lam

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em África com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Buffalo Grid: Mande um SMS para recarregar o seu celular

  1. Adriana Ferreira diz:

    Excelente idéia! E isso também pode ser usado aqui em setores onde se fica em campo, como agricultura e mineração. Pode ser bem útil!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s