Malawi – Protesto no país gera mortes e violência entre polícia e manifestantes

(Crédito: Towards Malawi Elections 2014)

Escassez de combustível, alto desemprego, deterioração da economia e o autoritarismo incontrolável do presidente Bingu wa Mutharika foram alguns dos principais motivos para os protestos da última quarta (20) e quinta-feira (21) no Malawi, que teve consequências caóticas nas cidades do país africano. A agência de notícias Reuters fala em, pelo menos, 18 mortes e o Committee to Protect Journalists (CPJ) e o Nyasa Times condenam a polícia por uso excessivo de força contra os manifestantes e jornalistas, além de censurarem a mídia local. A dura repressão ao protesto também foi execrada pelos Estados Unidos, Reino Unido e as Nações Unidas, informou George Kalungwe.

A destruição de propriedades particulares, comércios e bancos, além da violência dos manifestantes obtiveram uma resposta de Bingu. De acordo com a Associated Press, Mutharika afirmou que garantirá a paz em seu país “utilizando qualquer medida” na qual ele possa pensar. O presidente do Malawi apelou para a religião para tentar explicar o motivo da violência dos manifestantes nas ruas de cidades como a capital Lilongwe, Blantyre, Mzuzu e Karonga: “Eu acho que Deus irá fazer alguma coisa para nos ajudar, nos abençoará, porque essas pessoas não estão sendo guiadas por Deus, e sim lideradas por Satanás”. Através de um programa de rádio, Bingu convocou líderes da sociedade civil e líderes da oposição para encontrar soluções pacíficas para os problemas vividos no país.

*Mais sobre a violência contra jornalistas veja na completa matéria do CPJ

*Fotos da revolta e dos feridos podem ser encontradas no Facebook do Towards Malawi Elections 2014 e no site FaceofMalawi (Malawi demonstrations looting) (Evidence of police (…) July 2011)

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Malawi com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s