Igreja Presbiteriana acusa presidente do Malawi de nepotismo – Nyasa Times

Até onde eu sei, nepostimo é quando um parente é beneficiado em nomeações de cargos públicos ou privados. Porém, o Nyasa Times usa a palavra para designar o favorecimento do governo do Malawi em “indicações” (imposições na verdade) de pessoas do sul do país e também da tribo do presidente Bingu wa Mutharika, chamada de Lhomwe. A acusação partiu através de uma declaração denominada “Uma chamada para a equidade e justiça no Estado e na Sociedade (A Call for Fairness and Justice in State and Society) assinada por 32 integrantes do Sínodo Nkhoma – pelo o que eu entendi isso é uma reunião de autoridades religiosas – da Igreja Presbiteriana da África Central.

Alguns números apontados pelo documento mostram que dos 42 funcionários do gabinete presidencial, 22 são da região sul, 11 da central (onde fica, por exemplo, a capital Lilongwe) e apenas nove da norte (onde fica, p.e., Karonga). Além disso, a igreja também relata os principais lugares públicos onde membros da tribo Lhomwe, de Bingu, ocupam os principais cargos. Para citar apenas alguns temos: Banco Central do Malawi, Autoridade Tributária, Casa do Tesouro e Polícia Federal.

Esta não foi a primeira e, pelo o que se lê, não será a última acusação contra Bingu wa Mutharika. O presidente já foi criticado pelos seus devaneios ditatoriais e, principalmente, pela falta de liberdade de imprensa no país; isso sem contar o seu trato nada cordial com autoridades estrangeiras e as consequências desses seus atos.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Malawi com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s