Senegal – População protesta e governo desiste de aprovar controversa lei

A população do Senegal foi às ruas de Dakar, capital do país, na última quinta-feira (23) para protestar contra lei que elegeria em 2012 o presidente com apenas 25% dos votos a favor. Com a revolta, o governo de Abdoulaye Wade desistiu de tentar aprovar a controversa lei (provavelmente seria aprovada, já que a lei passaria primeiro pela Assembleia Nacional – onde Wade tem 131 integrantes a favor de um total de 150 – e depois pelo Senado – onde o governo também tem maioria). De acordo com a AFP, 102 pessoas ficaram feridas no confronto em Dakar entre os manifestantes e a polícia.

Outro motivo da revolta é (resumidamente) a tentativa do governo em aprovar uma segunda parte da proposta de lei que planeja criar o cargo de vice-presidente. Os oposicionistas alegam que a função seria instituída para levar o filho de Abdoulaye, Karim Wade, ao poder (Karim seria eleito vice por Abdoulaye, que tem 85 anos e obviamente está perto de sua morte. Com este cenário, Karim se tornaria presidente).

Leia mais sobre o assunto nesta matéria da Bloomberg Businessweek – Protests erupt in Senegal over controversial law e nesta do New York Times – After protests, Senegal’s president backs off election change.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s