Líbia – Os “apoiadores” de Muammar Kadafi

O governo de Muammar Kadafi não está contando unicamente com seu exército oficial, mas também com um numeroso adendo de mercenários a sua força de guerra. O dinheiro do petróleo definitivamente é um forte fator para atrair este tipo de ‘soldado’ para o lado do ditador – o presidente da Liga de Direitos Humanos da Líbia, Ali Zeidan, fala em 25 mil mercenários de países como Chade, Níger, Mali e Zimbabwe que recebem entre 300 e 2 mil dólares por dia, de acordo com matéria do Big Pond News. Porém, a influência sobre países vizinhos construída nestes mais de 41 anos do ditador Muammar Kadafi a frente da Líbia também ajuda a manter a lealdade e o empenho destes mercenários nesta guerra.

O doutor J. Peter Pham, colunista da World Defense Review, lembra, em seu completo artigo intitulado The Battle of Libya: Implications for Africa, do apoio do governo de Muammar Kadafi a movimentos independentes nos anos 1970 – como em Angola, Guiné Bissau, Moçambique, Namíbia e Zimbabwe – e a levantes rebeldes em outros países nos anos posteriores. Como exemplo fundamental, um dos beneficiados pelo apoio de Kadafi foi o também ditador Charles Taylor, da Libéria, que é atualmente julgado por crimes de guerra contra Serra Leoa, guerra na qual – segundo o Dr. Pham – Muammar Kadafi foi ‘co-conspirador’. O colunista comenta ainda a integração de imigrantes advindos dos países subsaarianos ao exército da Líbia, chegando até a anexá-los em pontos estratégicos da força líbia, como a 32ª brigada comandada por Khamis Kadafi, filho caçula do ditador.

 

*Nos próximos links deixo alguns exemplos e análises sobre a influência do ditador Muammar Kadafi e suas consequências.

The North Africa Journal – Níger Presidential Election Results: Yet another Victory for Muamar Gaddafi – O repórter que assina a matéria, Areki Daod, fala sobre os desejos grandiosos de Muammar Kadafi na região e sobre o envolvimento direto da Líbia na política de países como, por exemplo, o Níger onde foi eleito um presidente que, de acordo com Daod, foi financiado por Kadafi.

Time – Libyan Leader’s Delusions of African Grandeur – A matéria da Time conta do poder da Líbia de Muammar Kadafi na África, principalmente nos países no qual o líbio apoiou revoltas – como Chade, Sudão e Serra Leoa – e como isto atraiu e atrai seguidores fervorosos para a causa do ditador. Há também relato de algumas benfeitorias de Kadafi como negociações para a soltura de estrangeiros seqüestrados em Mali e Níger e doações para causas humanitárias no continente africano.

World Defense Review – The Battle for Lybia: Implications for Africa

Big Pond News – Gaddafi fields army of mercenaries

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Líbia – Os “apoiadores” de Muammar Kadafi

  1. sik diz:

    Vamos ajudar Kadafi moçambicanos, porque ele está a ser vítima de conspiração.

  2. JGM diz:

    Africanos, até quando vamos depender desses europeus e americanos? Acho já chegou o tempo de dizer basta colonização, basta depender desses exploradores. Líbia era já uma potência em África, apesar de ditaduro, os líbios eram um povo com quase tudo nas bandejas, e era a vontade do Muamar que toda África estivesse Unidas para os desafios, e esses sugadores viram que África sempre ia sair poderosa e cabeça é o coronel Kadafi, criar chantagens para o destruir, e destruir os sonhos dos africanos.

    Caros Europeus, Americanos, deixam os africanos a resolver os seus problemas.

    Africanos unidos jamais serão vencidos.

  3. Octavio Cassica diz:

    Acho que os europeus são mesmo oportunistas e tenho pena de Obama. Temos que deixar de depender deles e viver. Melhor do que sermos humilhados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s