Nigéria – Tecnologia a favor da transparência eleitoral

Não é lá um grande avanço de teor tecnológico, mas não deixa de ser interessante e provavelmente útil para os eleitores nigerianos. Antes de falar da ‘tal tecnologia’, que tem a proposta de ajudar a transparência das eleições na Nigéria, deixo aqui um brevíssimo contexto da política no país africano nos últimos anos.

No dia 9 de abril, a população da Nigéria irá às urnas para eleger o próximo presidente do país. Desde 1999, quando os nigerianos deixaram de ser governados por um regime militar, as eleições para a presidência foram marcadas por extrema violência, pouca transparência e, consequentemente, indícios de fraudes nas votações. Desde então, o candidato do Partido Democrata Popular (PDP) tem sido o vencedor de todos pleitos para o cargo máximo do país. Atualmente, o homem no cargo é Goodluck Jonathan – ele, inclusive, tem perfil no Facebook e Twitter –, ex-vice-presidente de Umaru Yar’Adua, que morreu em maio de 2010 após sofrer de pericardite.

Voltemos à ‘tal tecnologia’: um aplicativo de celular. Criado pela Enough is Enough (EiE), o aplicativo recebeu o nome ReVoDa. A ideia básica do projeto é tornar os eleitores observadores de suas respectivas seções de eleição e também enviá-los informações sobre o processo eleitoral de suas regiões. O aplicativo, que foi lançado recentemente e tem 115 nigerianos registrados, pode ser baixado por mensagem de celular (SMS) ou online.

*Outras informações (em inglês) – “como funciona”, “sobre o aplicativo”, “contato” e “download” – podem ser encontradas no site do ReVoDa, clicando aqui.

*Achei isto no blog African Elections Project.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s