Níger – Ares da democracia?

Desde sua independência em 1960, o Níger não conhece uma democracia plena sem a intervenção direta ou indireta do exército nacional. Em janeiro deste ano houve eleição para a presidência do país mais uma vez organizada por um governo militar de transição. O segundo turno aconteceu no último dia 12 e Khalifa Babacar Sall, chefe dos observadores da União Africana, salientou que as eleições foram “justas e transparentes”, segundo noticiou a Bloomberg.

Opositor do governo de Mamadou Tandja, deposto pelos militares em fevereiro de 2010, Mahamadou Issoufou foi eleito novo presidente do Níger com 58% dos votos. O anúncio dos resultados provisórios foi dado na última segunda-feira (14) pelo presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente, Gousmane Abdourahamane. O derrotado foi o ex-primeiro ministro Seini Oumaro, integrante do partido de Mamadou Tandja.

O dito sucesso na transparência da eleição já rendeu boas novas para o governo que assumirá no começo de abril. De acordo com a Angola Press, a Comunidade Econômica dos Estados Africanos Ocidentais (CEDEAO) irá averiguar as sanções impostas ao Níger após, em 2009, o então presidente Mamadou Tandja adiar as eleições legislativas. A análise das medidas repressivas será discutida em reunião do CEDEAO que tem data prevista para 23 e 24 de março em Abuja, capital da Nigéria.

Resta saber qual o real poder dos militares neste novo governo civil aparentemente escolhido pela população nigerense e esperar pelas próximas eleições presidenciais – e, claro, pela posse tranquila de Mahamadou Issoufou em abril.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Níger – Ares da democracia?

  1. Nando, seu blog daqui a pouco vira a primeira referência em África da imprensa brasileira.

  2. fmvalmeida diz:

    Valeu valeu, Cesão.
    Vou atualizando sempre que possível e sempre que eu achar uma história ou notícia interessante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s