Benin – Tentativa de continuação da democracia

Depois de realizar em 2006 uma eleição considerada por observadores internacionais como “livre, transparente, justo e crível”, Benin voltou às urnas neste último domingo (13) para decidir quem comandará o país nos próximos cinco anos. Os favoritos para um segundo turno são os mesmos do último pleito: o atual presidente Boni Yayi e o ex-presidente da Assembléia Adrien Houngbédji – este último concorre em todos os pleitos para o cargo máximo do Benin desde 1991, quando o país teve sua primeira eleição após ‘desistir’ do socialismo.

Novos e velhos problemas ocorreram, causando acusações de fraude da oposição e insatisfação de eleitores, segundo relato da AFP, que chegou a ouvir um homem gritar “sabotagem!” enquanto este esperava para votar. Assim como em 2006, nas eleições deste ano aconteceram atrasos para a abertura de algumas seções em várias cidades, incluindo a capital econômica Cotonou e a capital do país Porto Novo. De acordo com a RFI, um sistema eletrônico de votação com impressão digital e fotografia estava sendo (foi) implantado.

Candidatos oposicionistas ao atual presidente – como Abdoulaye Bio Tchané, até então governador do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) e Adrien Houngbédji – alegam que milhares de eleitores aptos para exercer seus votos não foram registrados. A eleição chegou a ser adiada em duas ocasiões por este motivo. Segundo a Angola Press, a oposição afirmou que a três semanas da data prevista para a votação, 1,3 milhão de eleitores não estavam registrados, causando o primeiro dos dois adiamentos. O pleito ocorrido neste último domingo foi aprovado pela Comunidade Econômica dos Países do Oeste da África (ECOWAS na sigla em inglês) e pela comissão eleitoral do Benin; além, claro, pelo atual presidente Boni Yayi.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s