Invisible Children

Seu líder é frequentemente considerado um louco e seus guerrilheiros como pouco mais do que bandidos assassinos; no entanto, o messiânico Lord’s Resistance Army (LRA) – Exército de Resistência do Senhor, em uma tradução livre – é um dos grupos rebeldes mais duradouros e temidos de todo o mundo.

Nos últimos dois anos, o LRA, que um dia afirmou basear-se na ideologia dos dez mandamentos de Deus, já matou 2.500 pessoas e abduziu – sequestrou e forçou a lutar por seu exército – outras 3.000, muitas delas crianças.
– Texto de Mike Thomson, da BBC

Criado inicialmente no norte de Uganda como um grupo messiânico que queria chegar ao poder do país governado por Yoweri Museveni – presidente que venceu as últimas eleições –, o LRA se espalhou por mais três países: RD do Congo, República Centro Africana e Sudão (do Sul). O grupo guerrilheiro liderado por Joseph Kony é famoso por usar em seus exércitos crianças – grandes o bastante para segurar uma arma – que são forçadas a matar e serem mortas. Um pouco do desespero das comunidades/cidades afetadas e das consequências desta ação brutal podem ser vistos no documentário Invisible Children feito em 2003 por três americanos que viajaram para a África em busca de uma história e se depararam com esta triste realidade.

*Dica de Felipe Damião.
*Links: BBC e Invisible Children

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Invisible Children

  1. Pingback: Kony2012: Viral da internet mira grandioso objetivo, mas não foge das críticas | Destino África

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s