Uganda: Para completar três décadas no poder

A passos lentos, a África vai se livrando de seus ditadores e construindo democracias mais justas, porém, é claro que há ainda os grandes dinossauros da África no poder de seus países. Posso dar como exemplos Muammar al-Khadafi – há 41 anos no comando da Líbia – e Teodoro Obiang – 31 anos a frente da Guiné Equatorial, ambos já citados rapidamente aqui no blog. Outro que está perto de alcançar três décadas governando seu país é Yoweri Museveni, presidente de Uganda desde o começo de 1986, quando liderou uma revolta contra Tito Okello, um general que ficou no poder apenas seis meses. Para alcançar essa façanha, Museveni enfrentará pela quarta vez – no próximo dia 18 – eleições presidenciais e, mais uma vez, é o franco favorito para sair com a vitória e governar Uganda por mais cinco anos.

Pesquisas apontam que Museveni tem 65% das intenções de votos dos pouco mais de 10 mil ugandenses registrados para votar. O seu grande adversário é novamente Kizza Besigye, que concorreu à presidência nas eleições de 2001 e 2006, obtendo nesta última expressivos 37% dos votos contra 59% de Museveni. Apesar de contestar o resultado de 2006, alegando que houve intimidação, violência e outras privações do direito eleitoral da população, Besigye continuou atuando como opositor do atual presidente e tentará mais uma vez alcançar o poder máximo de Uganda. Uma tarefa, a meu ver, altamente improvável.

 

*Para saber mais detalhes sobre o assunto leia as matérias clicando nos links a seguir: The Independent, The Monitor, AllAfrica/The Independent.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Uganda: Para completar três décadas no poder

  1. Pingback: Invisible Children | Destino África

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s