Egito: Hosni Mubarak finalmente sucumbe

Foram necessários 18 dias de protestos em várias cidades para o ditador Hosni Mubarak deixar o poder do Egito e entregá-lo ao Conselho das Forças Armadas, que conduzirá o país às eleições de setembro. O anúncio foi feito pelo então vice-presidente Omar Suleiman na TV estatal. “Tendo em conta as condições difíceis que atravessa o país, o presidente Mohammed Hosni Mubarak decidiu abandonar o posto de presidente da República e encarregou o Conselho Supremo das Forças Armadas para gerir os assuntos do país”, declarou Suleiman num breve dicurso. De acordo com o embaixador brasileiro no Egito, Cesário Melantonio Neto em entrevista à Globo News, o aliado de Mubarak vice-presidente Omar Suleiman também deixou o poder do Egito. A renúncia do presidente egípcio ocorre quase um mês depois da fuga do ditador da Tunísia Zine El Abidine Ben Ali – que aconteceu no dia 14 de janeiro na chamada Revolução de Jasmim.

Resta agora esperar para ver se outros países árabes, que também se inspiraram com o ato ocorrido na Tunísia, conseguirão êxito na tentativa de derrubar seus comandantes. Após a renúncia de Ben Ali, protestos aconteceram na Mauritânia, Argélia, Jordânia e Iêmen, porém sem a mesma intensidade e persistência vista no Egito.

 

*Vejam as matérias sobre a renúncia de Mubarak em alguns sites nacionais e internacionais: G1, Al Jazeera, BBC, NY Times, Folha de S.Paulo, Estadão e The Egyptian Gazette.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Egito: Hosni Mubarak finalmente sucumbe

  1. Rapaz, você vai terminar especialista em África.

  2. Rodrigo Ferreira diz:

    Fefê,

    o mais interessante é a onda de protestos que isso vai gerar nas ditaduras daquela região… Eles vão cair um por um!! heheheheh

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s