Níger – Pobreza e militares (e eleição)

O Níger vive mais uma vez em sua história um governo de transição após o exército do país tirar a força do poder, em fevereiro do ano passado, o então presidente Mamadou Tandja. O mesmo Tandja chegou ao cargo máximo do Níger em 1999 depois de os militares matarem o Coronel Ibrahim Baré Maïnassara, que estava no comando do país desde 1996. No começo de 2011, mais especificamente no próximo dia 31, está marcada a eleição para a definição do próximo presidente, que assumirá as rédeas de um dos países mais pobres e politicamente tensos do mundo.
Com praticamente dois terços de seu território tomado pelo deserto do Sahara, a população do Níger enfrenta graves problemas de desnutrição, baixa educação e altas taxas de mortalidade. De acordo com relatório de 2006 da ONG Save de Children, o Níger é a nação com mais mortes de crianças entre 1 e 4 anos e a Unicef apontou no fim de 2010 que 20% de todos os meninos e meninas com desnutrição severa e aguda no mundo vivem no país. Além de assumir a responsabilidade destes e de outros inúmeros problemas, que levaram o Níger a ocupar as piores colocações nos últimos rankings do IDH, o próximo presidente terá de enfrentar o “ativo” exército nigerino e as constantes revoltas de rebeldes tuaregues.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Níger – Pobreza e militares (e eleição)

  1. Pingback: Tweets that mention Níger – Pobreza e militares (e eleição) | Destino África -- Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s