Somália – Caos longe do fim

O estado de caos e descontrole na Somália parece estar cada vez mais longe do fim. Recentemente, os dois maiores grupos terroristas e oposicionistas do “governo central” somali, o Al Shabaab e o Hizbul Islam, pararam de se digladiar e resolveram unir forças para combater os exércitos da ONU, da União Africana (AMISOM) e as tropas do governo. Em resposta, o Conselho de Segurança da ONU aprovou o reforço do contingente da força de paz no chifre africano em 50% – de oito mil para 12 mil – e autorizou a União Africana a estender até 30 de setembro de 2011 o exército de paz na região. Uganda relatou que despachará mais quatro mil soldados para as terras somalis.

Terroristas do grupo Al Shabaab em um campo de treinamento perto da capital somali Mogadíscio (Créditos: AP)

Além promulgar a aliança das forças com o grupo Hizbul Islam, o porta-voz do Al Shabaab, Sheikh Ali Mohamud Rage “Ali Dheere”, convocou os “irmãos” da Al Qaeda para expandir a jihad no leste da África. Com a falta de um poder central e um caos generalizado no país, o grupo de Osama Bin Laden vem usando o território da Somália para campos de treinamento e formação em massa de combatentes que fazem parte deste extremismo bizarro do islã. Estrangeiros de países como, por exemplo, Iêmen, Afeganistão, Quênia, Paquistão, Sudão e até Estados Unidos – segundo revelou um dos vários arquivos secretos divulgados pelo Wikileaks – são doutrinados e adestrados nestes campos, acrescendo assim o poderio de combate destes grupos terroristas.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s