Tensão pré-guerra – Costa do Marfim

A Costa do Marfim vive dias de crescente apreensão. Depois de cinco anos de suspensão das eleições para presidente em decorrência do não desarmamento dos rebeldes que se opunham ao governo, o país do noroeste da África foi às urnas este ano para decidir quem será o comandante da Costa do Marfim. Foram para o segundo turno o atual presidente Laurent Gbagbo e seu principal opositor, o primeiro-ministro Alassane Ouattara. Imitando seu colega africano Robert Mugabe – presidente do Zimbabwe –, a contagem governamental dos votos deu vitória para Gbagbo por uma margem um tanto quanto polêmica dos votos válidos: 51,45%, segundo o Conselho Constitucional, ligado ao atual presidente. Um conselho paralelo – Conselho Eleitoral Independente – foi formado e apontou Ouattara vencedor com 54,10% dos votos. Países como os Estados Unidos e a França e entidades como a ONU e a Comunidade dos Países da África Ocidental reconheceram Alassane Ouattara como o presidente eleito legitimamente e pediram a desistência de Laurent Gbagbo, que tomou posse no dia 4 de dezembro.
Veja nos links a seguir as reportagens de Eduardo Castro, repórter da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), sobre os desdobramentos da tensão na Costa do Marfim: Costa do Marfim à beira da guerra – de novo; Costa do Marfim na TV Brasil; Refugiados marfinenses na Libéria já são 6 mil.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a Tensão pré-guerra – Costa do Marfim

  1. Fernando Almeida diz:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s