Ideais de mudanças na África [2]

Para o desenvolvimento de um país há um fator básico e amplamente conhecido por qualquer pessoa que discute tal assunto: a educação. Esse é também o pensamento de Neil Turok, um matemático/físico sul-africano fundador do African Institute for Mathematical Sciences (AIMS). A ideia desta instituição é lapidar jovens talentos africanos oferecendo-lhes educação de alta qualidade instruídos por professores / cientistas renomados em suas áreas e com parcerias com universidades de ponta.
O objetivo claro da AIMS é fazer com que a África desenvolva seus próprios líderes e que mentes sejam moldadas para levar o continente a dilatar todo o seu potencial que aos poucos vai sendo despertado. Desde 2003, ano de fundação da AIMS, este instituto forma especialistas – mestres, doutores, etc – de praticamente todos os países do diversificado continente africano.
Tendai Mugwagwa é um exemplo mostrado por Neil Turok em sua palestra para receber o prêmio oferecido pelo TED em 2008. Bacharel em ciências com ênfase em educação, ela estudou na instituição em 2003 e 04, fez mestrado em matemática aplicada em Cape Town (Cidade do Cabo, África do Sul) e, em 2008, era doutoranda em imunologia teórica na Holanda.
Formando pensadores africanos renomados, Neil Turok espera que a África avance nas mais diversas áreas e saia desse ostracismo intelectual que vive nos últimos tempos. O nome mais do sugestivo de uma das ramificações do AIMS, o Next Einstein Iniciative (AIMS-NEI), demonstra o objetivo de encontrar esse próximo Einstein no meio de tantas mentes africanas brilhantes, mas mal exploradas.
O projeto de expansão da AIMS – situada em Cape Town – para outros países africanos como, por exemplo, Senegal, Gana e Etiópia, recebeu este ano ajuda do governo do Canadá que prometeu destinar 20 milhões de dólares canadenses – cerca de U$19,8 milhões – e um prêmio do Google que deu U$ 10 milhões para cinco organizações que implementaram as cinco melhores ideias votadas pelo público.
Para saber mais sobre o African Institute for Mathematical Sciences veja a palestra de Neil Turok no TED e o site do instituto.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s