Ideais de mudanças na África

Corrupção e má gestão da máquina governamental são alguns problemas de praticamente todos os países do mundo. Em muitas nações africanas, estes tumores também se fazem presentes, mas isso não é nenhuma novidade para ninguém. Para o jornalista ugandense Andrew Mwenda, outra questão que deve ser revista é a ajuda (aid) internacional aos países da África. As consequências dessa assistência constante, segundo Mwenda, são uma dependência destes governos pelo capital estrangeiro e o aumento da corrupção e desvio desta verba para outros fins que nada tem a ver com a ideia inicial dos doadores – dinheiro que pode ser destinado, de acordo com Mwenda, para sustentar guerras civis e outros conflitos desnecessários.

A generalização de fatos como este é complicada e, em alguns casos, errônea. Contudo, é impossível fechar os olhos para deixar de ver que isto realmente acontece e mudanças devem ocorrer. Assim como já ouvi e li de outros africanos, Andrew Mwenda acredita que a ação de mudança deve surgir da população local e o incentivo local e internacional – como dinheiro, subsídios, ou qualquer outra forma – deve ser destinado às empresas e sociedade africanas tanto para o seu crescimento, quanto para sua formação intelectual.

Isto é apenas o básico das ideias do enfático Andrew Mwenda. Para entender um pouco mais sobre os pensamentos deste jornalista veja sua palestra no TED e artigos do The Sunday Times e da Gelf Magazine.

 

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Ideais de mudanças na África

  1. eunoseua diz:

    Fefê, vai te catar. Reclamar do Galo para que o nosso ano já foi muito bom.
    Fora isso aqui está tudo de boa, arrisco meu inglês e para quem diz que eles são sérios, eu não estou ficando assim, já que convivo com o André.
    Abraços Riq
    ps : Você me deve um football em Casa Branca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s