RD Congo no Mundial de Clubes

O futebol africano nunca teve muito destaque mundial; somente se pegarmos alguns jogadores separadamente como, por exemplo, atualmente o camaronês Samuel Eto’o (Inter de Milão) e o marfinense Didier Drogba (Chelsea). Em Copas do Mundo chegaram apenas às quartas-de-final com Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010) e em Mundiais de Clubes arrancaram um terceiro lugar com o egípcio Al Ahly, em 2006. Este ano, o representante da África no torneio mundial de clubes realizado pela FIFA é, assim como em 2009, o Tout Puissant Mazembe, da República Democrática do Congo.

Para voltar aos seus melhores anos vividos na década de 1960 – quando o clube venceu a Copa Africana de 67 e 68 – o presidente Moïse Katumbi Chapwe, empresário e governador da grande província de Katanga – sudeste da RD Congo –, investiu uma pequena fortuna reforçando a equipe. O objetivo do clube no Mundial de Clubes este ano, segundo o goleiro Muteba Kidiaba em entrevista ao site FIFA, é ganhar a primeira partida e “fazer o melhor, não apenas para seus torcedores, mas para toda a África”. Em 2009, o TB Mazembe – que em uma tradução livre significa ‘Todo Poderoso Mazembe – perdeu os dois jogos que disputou, terminando a competição em sexto – último – lugar.

O Mazembe terá também a difícil missão de representar o RD Congo, um país que ainda recupera-se de uma das piores guerras travadas no mundo. Calcula-se que cerca de 45 mil pessoas perdem suas vidas todo mês como consequência das mazelas agravadas pelos conflitos ocorridos entre 1996 e 2003, as chamadas Primeira e Segunda guerras do Congo.

O primeiro embate do clube congolês será no próximo dia 10 contra o campeão da Concacaf – América do Norte e Central –, em Abu Dhabi. O vencedor desta disputa única enfrentará, no dia 14, o representante da América do Sul, o brasileiro Internacional.

 

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

2 respostas a RD Congo no Mundial de Clubes

  1. Pingback: A feliz surpresa do Mundial | Destino África

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s