Malawi humanitário

A freira Beatrice Chipeta se converteu ao cristianismo ainda pequena (Créditos: site Opus Prize)

A freira Beatrice Chipeta trabalha em Karonga, no norte do Malawi, ajudando na luta de comunidades miseráveis da região contra a fome e a AIDS. Ela fundou em 1997 o Lusubilo Orphan Care Project e este ano teve seus esforços recompensados. Beatrice dividirá o prêmio Opus Prize, oferecido por uma fundação estadunidense formada por universidades jesuítas dos EUA, com o padre John Halligan, que desenvolve um trabalho contra a pobreza em Quito, Equador. Quando digo recompensa não me refiro ao prêmio em dinheiro entregue – U$1 milhão –, mas sim a importante visibilidade e aumento de confiança para que o projeto de Beatrice e outros pelo mundo continuem crescendo e ajudando cada vez mais pessoas em todo o Malawi e fora dele.

Em minha rápida visita ao Malawi em agosto e setembro de 2010, Digo e Tom – para quem não os conhece, leia os primeiros posts deste blog – me apresentaram o padre Peter Dano, um estadunidense com um ótimo coração e que diz o que pensa. Em uma visita à sua casa, o padre Peter, que faz parte da Paróquia Santa Maria de Karonga – St. Mary’s Parish – assim como Beatrice Chipeta, nos relatou como se desenvolve a assistência às 66 vilas que são beneficiadas por doações de várias partes do globo – principalmente de uma família mexicana, que doa 70% de todo o dinheiro arrecadado para os projetos humanitários da paróquia.

As crianças são as principais beneficiadas pelo trabalho de Beatrice Chipeta (Créditos: site Opus Prize)

Segundo o padre Peter Dano, a Paróquia Santa Maria ajuda ao todo 9500 crianças e alimenta 280 bebês que perderam suas mães. Para fazer todo este trabalho, 360 voluntários estão à disposição. Apesar da nutrição e o combate à AIDS serem o foco principal dos projetos, 4900 pessoas são alfabetizadas e educadas através dos esforços dessas pessoas. Como nos disse o padre Peter, “para projetos de nutrição, o mais importante é ficar nas crianças com menos de cinco anos. A partir daí, a escola ajuda. Nutrição é muito importante para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas”.
Aos poucos, projetos como o de Beatrice Chipeta, de Peter Dano e de John Halligan vão fazendo a diferença e melhorando a vida de muitas pessoas. Quem quiser saber mais sobre o prêmio e a história da freira Beatrice Chipeta é só clicar aqui e aqui.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Malawi humanitário

  1. Pingback: Tweets that mention Malawi humanitário | Destino África -- Topsy.com

  2. Pingback: Inventando o futuro | Destino África

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s