A África no Fórum

Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe são os países que tem o português como língua oficial (Créditos: Wikipedia)

A cultura africana em geral está intimamente ligada a nós brasileiros. É impossível pensar em grande parte das tradições e festas nacionais sem nos remediarmos aos povos da África que ajudaram a formar a base do nosso país. É a partir dessa clara influência que será desenvolvida a sexta edição do Fórum das Letras de Ouro Preto. O evento acontecerá entre os dias 10 e 15 de novembro e contará com a participação de grandes nomes da literatura brasileira, moçambicana, angolana e portuguesa.

Entre os principais escritores do continente africano que estarão presentes na ex-capital de Minas Gerais estão Mia Couto e Paulina Chiziane – primeira mulher moçambicana a publicar um romance – de Moçambique e os angolanos Pepetela e Ondjaki, entre outros do país. De Portugal virão Luandino Vieira, Inocência da Mata e Margarida Paredes. A renomada lista de autores brasileiros conta com Ferreira Gullar, Décio Pignatari, Marina Colasanti, entre outros.

Um dos principais fatores para a escolha da África como tema central do Fórum das Letras foi a crescente interação linguística, cultural e política entre os nove países de língua portuguesa, dentre estes seis africanos – contando Guiné Equatorial, que também tem como línguas oficiais espanhol e francês. Infelizmente, porém, nações africanas como Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, além do pequeno Timor-Leste – que localiza-se acima da Austrália – não estarão representadas no Fórum.

Programação, lista dos autores presentes e outras informações podem ser encontradas no site do Fórum das Letras de Ouro Preto.

*Se nada der errado, estarei lá cobrindo o evento.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a A África no Fórum

  1. Pingback: Breve pausa – Fórum das Letras de Ouro Preto | Destino África

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s