Aprendi no Malawi…

Foram apenas duas semanas de viagem. Contudo, muitos fatos me encantaram e alguns pré-conceitos foram modificados, ou simplesmente melhorados. Não aprendi somente com os malawianos, mas também com estrangeiros que conheci e, claro, com Tom e Digo. Isso só mostra como viajar e sair do seu ambiente constante – rotina diária – muda muito seu modo de enxergar alguns fatos.

1 – Não precisamos de muito para viver com felicidade

Nos três dias de longas reuniões com a ONG FOCUS, o tema felicidade foi bastante abordado. Alguns queriam mensurar a felicidade, ou mesmo apontar quais fatores levam a ela. Acredito que cada um tem a sua maneira e seus momentos de estar feliz. Pude observar na Vila Mwanjabala, por exemplo, como que pessoas naquelas condições de pobreza eram felizes do seu próprio jeito e sorriam muito mais que indivíduos que conheço e convivo.

 

2 – Existem pessoas muito bondosas pelo mundo

Tom Popp - Restored Hope for Orphans and Vulnerable Children (Créditos: Rodrigo Ferreira)

Tom e Digo me mostraram como que o empenho e o apoio de alguns poucos podem ajudar milhares; podem levar novos conhecimentos que ajudarão os outros a se erguerem com o próprio esforço.

 

3 – Ajuda externa ainda será essencial por algum tempo

Antes de viajar, eu estava ciente que a ajuda de outros países era essencial para movimentar o Malawi. Chegando lá, apenas confirmei isso e vi que esse fato tende a durar muito tempo. É incrível o tanto de ONGs estrangeiras e similares existentes em solo malawiano e como muitas pessoas dependem diretamente desse suporte. A economia do país ainda é fraca e a assistência governamental, obviamente, deixa a desejar. Apenas imagino como seja isso em outros países africanos mais precários que o Malawi.

 

Claro que posso estar equivocado em vários pontos que citei e citarei, mas estas foram algumas das minhas observações e conclusões. Com o tempo partilharei mais aprendizados pessoais.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

3 respostas a Aprendi no Malawi…

  1. Camila diz:

    Esse post só reforça que muitas vezes ignoramos o que nos cerca, o que nos faz feliz e como pequenas atitudes fazem a diferença. =)

  2. Rodrigo Ferreira diz:

    É isso aí Fefê. A gente conversou muito sobre isso. Às vezes a gente vive com “coisa” demais e esquece o essencial! Essas viagens são boas pra refletir!

  3. Adriana diz:

    Que bom que teve a chance de perceber isso através de uma viagem maravilhosa!
    Melhor ainda é poder (e querer) compartilhar isso com os outros.

    A gente sempre sabe do básico, mas um lembrete nunca é demais…

    Beijos e obrigada!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s