A invasão crescente da Coca-Cola

A distribuição é feita de inúmeras maneiras na África (Créditos: Tielman Nieuwoudt)

A África, apesar de todos os seus problemas, é um bom lugar para receber investimentos. Pelo menos este é o pensamento da gigante Coca-Cola. Nos últimos dez anos, U$ 6 bilhões foram destinados somente a este continente. O retorno agradou tanto os empresários, que a Coca traçou planos de investir U$ 12 bilhões, ou seja, o dobro, nos países africanos até 2020.

A Coca-Cola – bebida – e todos os seus produtos – principalmente refrigerantes como, por exemplo, a Fanta – já estão no dia-a-dia de parte da população africana. Coca, Fanta e Sprite são facilmente encontrados nos restaurantes de Karonga; na mesma proporção ou mais que Sobo e Carlsberg – como já citado aqui no blog. Acredito que a simplicidade do produto e o marketing ostensivo sejam os principais fatores para o constante crescimento da Coca-Cola na África e em outros países emergentes. China, Coréia do Sul e Filipinas são exemplos de países onde a Coca-Cola teve um crescimento de mais de 10% no último trimestre. No Brasil, um dos maiores mercados da empresa, a Coca atingiu um crescimento de 14% no volume no mesmo período.

Em entrevista à ft.com, o presidente do Conselho de Administração e Chefe Executivo da Coca-Cola, Muhtar Kent, afirmou que “A África é um continente de ótimas oportunidades. Porém, países da Ásia, Ásia-Pacífica e América Latina também são. Nós vamos, naturalmente, crescer mais rápidamente em países em desenvolvimento. Mas temos de avançar em mercados emergentes e também em desenvolvidos”.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s