Somália – Assistência em meio ao caos

Os Estados Unidos prometeram atuar (in)diretamente no caos da Somália. A ideia não é enviar tropas e correr o risco de transformar o país em um novo Afeganistão ou Iraque, e sim ajudar humanitariamente as duas áreas mais estáveis do país: Somaliland e Puntland. Eles não reconhecem, porém, a independência de Somaliland, que possui bandeira própria e um governo central. Mas isso já é outra história. O fato é muito mais complexo do que simplesmente aceitar internacionalmente uma fragmentação de um país africano. Acontecimento que poderia, por exemplo, abrir precedentes para outras regiões que tem o mesmo pensamento fazerem igual no continente africano.

(Crédito: somalilandtimes.net)

Enquanto Somaliland funciona de maneira autônoma desde 1991 e busca independência do restante do país, Puntland (também autônoma desde 98) quer tornar toda a Somália um país unificado novamente, fato que não ocorre desde 91, quando a nação tornou-se de fato um lugar sem lei e ‘controlado’ pelo caos.

Com essa ação, os EUA esperam aumentar a estabilidade dessas regiões e causar algum impacto nas áreas que estão sofrendo constante ataque de grupos rebeldes, principalmente dos militantes do Al Shabaab, grupo que tem ligações com a famosa Al Qaeda, de Osama Bin Laden. O compromisso feito pelo Subsecretário de Estado para Assuntos Africanos dos Estados Unidos, Johnnie Carson, no último dia 25, ajudará essas duas regiões da Somália nas áreas de educação, agricultura e saneamento básico.

Nos últimos anos, os Estados Unidos já se envolveram em uma guerra direta na Somália (em 92/93, tentando frear os conflitos que levaram o país ao caos atual), em uma indireta (2006, com tropas etíopes para conter o avanço islâmico no país) e nos mares para reprimir a atuação dos piratas somalis que aterrorizavam navios que trafegavam perto do chifre africano.

Links: http://www.bbc.co.uk/news/world-africa-11410852; http://somalilandpress.com/u-s-boosts-ties-with-somaliland-governmnet-18456

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Somália – Assistência em meio ao caos

  1. Adriana diz:

    Fê,
    fiquei impressionada.
    Texto de correspondente internacional!

    Beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s