Algumas curiosidades de Karonga – úteis e inúteis (3)

– Crianças, principalmente as menores, têm o impulso engraçado de apontar para nós, brancos, e gritar “muzungo”. Na vila que visitamos algumas vezes, eles chegam a correr empolgados com nossa presença. Portanto, se você for à África, esteja preparado para ser muitas vezes o centro das atenções, principalmente dos menores.
– A colonização britânica, assim como em outros países, deixou a marca do futebol. Paixão nacional, não é difícil encontrar alguém que goste do esporte para conversar. O campeonato que mais se vê na televisão é, claro, a Premier League – campeonato inglês. Adesivos, camisas e estofados de volantes – isso mesmo: estofado de volante – dos clubes ingleses como Manchester United e Arsenal são comuns em cidades do Malawi, como Karonga, Mzuzu e Nkhata Bay. Em segundo lugar de audiência disputam a competição nacional alemã – a Bundesliga – e a espanhola – La Liga. Porém, em nossas duas semanas de Malawi, conseguimos acompanhar rapidamente uma parte de Cruzeiro x São Paulo e a chamada para Atlético-MG e São Paulo. O Brasileirão também invade terras malawianas, provavelmente por causa de seus vizinhos moçambicanos.
– Os estilos musicais ouvidos pela cidade de Karonga caminham pelo reggae e o rap/hip hop americano. Músicas mais tradicionais com tambores e instrumentos locais ouvem-se apenas nas vilas quando se há alguma festividade, ou “apresentações” de danças locais.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

3 respostas a Algumas curiosidades de Karonga – úteis e inúteis (3)

  1. Rodrigo Ferreira diz:

    MUZUNGUUUUUUUUUUU!!

  2. TiCesinha diz:

    Claro que Digo nunca tinha percebido isto.
    Sendo ele da mesma etnia, ninguém havia reparado na existência dele…
    Aposto que muzungu eram só você e o Tom.

  3. Pingback: The Flames | Destino África

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s