Segurança Karonga

No mercado somos "incomodados" apenas pelos vendedores

O Malawi é para “iniciantes em África”. Essa frase é do Tom Popp – ou algum amigo dele – e ilustra bem o clima aparentemente tranquilo do país. Isso, claro, comparado ao caos de algumas nações do continente, como Congo e Somália. Não digo que seja aconselhável ficar zanzando pelas ruas de Lilongwe a noite – tanto porque não fiquei tanto tempo assim na capital para ter esse tipo de percepção -, mas o fato do país não ter tido uma guerra civil, não ter uma grande riqueza que resulte em conflitos, ou disputas étnicas, ajuda no sentimento de segurança do local.

Cheguei com certa neurose em relação à segurança em Karonga, que foi logo abrandada após sentir a simpatia das pessoas no hotel e na rua. Na minha primeira noite na cidade nem pensei muito na questão e apenas me toquei quando já estava voltando para o hotel a pé pela avenida principal com Digo e Tom. Em uma das caminhadas noturnas, movidos pela luz da lua e das casas e comércios na beira da estrada, perguntei à dupla, que visitava juntos o Malawi pela terceira vez, se não existia o medo de assalto ou fatos semelhantes ali. Tom foi rápido e respondeu que se sentia seguro o bastante na cidade, fato que foi logo confirmado por Digo.

É óbvio dizer que precauções básicas devem ser tomadas. Porém, o meu medo em tirar minha humilde câmera do bolso nas ruelas do mercado foi logo apagado depois da primeira tentativa incentivada por Digo.

O sargento da polícia, Kalemba Gondkie, que sentou conosco no hotel Safári Lodge para tomar uma Kuche Kuche – uma cerveja local -, nos contou que arruaças nas ruas, brigam entre casais e roubos ocorrem, mas pouco, bem pouco. Ele podia estar apenas exaltando o trabalho de seus colegas – já que ele disse ficar no escritório cuidando da papelada -, mas sei que após quase duas semanas na cidade pude entender a tranquilidade passada por Tom e Digo em todos os locais de Karonga.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s