Algumas curiosidades de Karonga – úteis e inúteis (2)

A peruca completa o estilo importado de se vestir

– O uso de perucas entre as mulheres no Malawi não é nada incomum. Sejam eles curtos, na nuca, ou longos, com voltas para dar um quê de diferentes. Esses são apenas alguns dos exemplos não muito difíceis de serem notados.

– Não é frequente ver malawianos fumando pelas ruas de Karonga. Não falo somente dos cigarros industrializados vendidos em maços com 20 unidades, ou semelhantes. Nessas quase duas semanas circulando pelas principais ruas – e não tão principais – da cidade, contei quatro indivíduos andando com o objeto na mão. Como era sempre à noite, não tive o olhar clínico de saber se eram apenas fumos caseiros enrolados, ou se realmente eram cigarros.

– O comprimento malawiano normalmente vai além do clássico “olá”. Simpáticos, os habitantes de Karonga costumam perguntar também “como está?” e “vai para onde?”. A última indagação pode parecer um tanto invasiva, mas nossas respostas não passam de “estamos só andando”, ou “para casa”. Não importa muito o que você diga; a tendência é ter como réplica um sorriso e um muxoxo que significa algo como “Está certo então!”. E todos continuam seus caminhos.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Algumas curiosidades de Karonga – úteis e inúteis (2)

  1. Adriana diz:

    Adoro essa parte “Você sabia?” do blog…

    Beijo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s