Destino Africa

Nem tudo na vida é planejado com muita antecedência. Assim foi organizada minha viagem a África, mais especificamente ao Malawi. Tive pouco mais de duas semanas apenas para comprar passagens e verificar todos os detalhes necessários para se ir a um lugar totalmente desconhecido por mim.

A viagem de duas semanas surgiu graças a Rodrigo Ferreira, meu primo que participa do projeto Restored Hope for Orphans and Vulnerable Children. Como diz o nome, este projeto tem como objetivo dar o amparo indispensável para órfãos e suas famílias, especificamente em um distrito ao norte de Malawi, chamado Karonga. A ligação de Rodrigo com a instituição tem um nome: Tom Popp.

Este americano com seus quase 70 anos esteve no país africano pela primeira vez entre 1964 e 66 realizando o seu Peace Corp (http://www.peacecorps.gov/). Anos depois, teve a ideia de formar a Restored Hope, em conjunto com a ONG malawiana Foundation for Community Support Sevicer (FOCUS). Resumidamente, a FOCUS (http://www.focusmw.org/) é a base de todo o processo, desde a contratação de empregados locais até a manutenção de toda a verba arrecadada pela Restore Hope.

Tom retornou ao Malawi em 2005, desta vez com sua filha Emily e Rodrigo, para pesquisar sobre outros projetos semelhantes no país africano e, com isso, replicar estes novos conhecimentos em benefício às seis vilas, com seus mais de 350 órfãos, assistidas pela FOCUS em Karonga. Em 2007, Tom, Emily e Rodrigo estiveram novamente em Karonga para certificar que os recursos arrecadados estavam sendo distribuídos corretamente. Finalmente, nesta viagem de 2010, Tom e Rodrigo visitam o Malawi para, principalmente, averiguar onde serão investidos os novos recursos angariados.

Meu objetivo ao acompanhar essa dupla é relatar com casos pontuais a realidade do país como um todo focando a região de Karonga como um exemplo de um nicho que poderia se aplicar para o restante do Malawi. Ao final desta viagem, a ideia é ajudar Tom a fazer um histórico da Restored Hope, contando desde a formação da instituição, até o formato atual para ser apresentado aos antigos e novos investidores.

Sobre fmvalmeida

Jornalista fascinado pela África, Esportes, Internet e tudo que esta profissão proporciona. Contato: fmvalmeida@yahoo.com.br Twitter: @fmvalmeida Facebook: /fmvalmeida
Esta entrada foi publicada em Malawi com as etiquetas , , , . ligação permanente.

6 respostas a Destino Africa

  1. Manoela Prima diz:

    Fefeli ! que coisa boa essa viagem ! aqui estamos todos lendo o blog e acompanhando as noticias… fica com Deus, e otima aventura !!

  2. Adriana diz:

    Já tô te acompanhando Fefê!!!
    Ótima iniciativa!!! Parabéns!!!

    Um beijo

  3. solange diz:

    Está o maior sucesso o blog e a viagem !!!!!!
    Tenho certeza que vai colher frutos ……
    BJS

  4. Danielle diz:

    Eu não sabia desse novo projeto seu.
    Muito legal Satan! Sem dúvida vai dar um material riquíssimo.
    Quando puder tire algumas fotos e coloque aqui.
    Beeeijo e sorte!

  5. Rita Féris diz:

    Parabéns Fê!!!!
    Tah super bacana o Blog.. vai em frente!!!
    Bjs
    Rita

  6. Hernán diz:

    Hola Fernando,

    Desde Perú te acompañaré en este viaje. Cuídate mucho.

    Hi Satán,

    From Peru I’ll go with you on this journey. Take care.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s